Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Você sabe a postura correta de como usar o computador?

(Reprodução/Internet)

Uma cartilha virtual, que ainda vai ser lançada, vai ensinar estudantes das escolas públicas e privadas a evitar problemas causados por má postura e excesso de tempo em frente a tela.

É comum quando se passa muitas horas ininterruptas em frente a uma tela de computador, sentir ardência nos olhos e dores pelo corpo. Oftalmologista indicam a usar lentes reflexivas, que ajudam a prevenir o ardor.

Uma lei acaba de ser sancionada pelo governo do estado de Pernambuco que prevê a confecção de uma cartilha virtual para orientar alunos da rede pública sobre a postura corporal correta no uso do computador e do celular. Problemas ortopédicos em virtude do uso inadequado dessas tecnologias chegam a representar 50% dos atendimentos em clínicas especializadas.

A Lei 14.643 tem 180 dias para ser regulamentada a partir da data de sua publicação, que foi em 30 de abril. Órgãos estaduais serão os responsáveis por regulamentar a legislação e deverão disponibilizar a cartilha na internet. O objetivo da publicação é abordar as posturas adequadas de cabeça, braços e corpo, bem como a distância ideal dos olhos em relação à tela. Também deverão ser enfatizadas aspectos como período de descanso, dores no pescoço, dores no polegar, sobrecargas musculares e problemas auditivos.

Postura correta no uso do computador

A altura da cadeira deve estar adequada ao tamanho das pernas da pessoa. Os pés, por exemplo, não podem ficar flutuando

As nádegas devem tocar o encosto da cadeira, assim como a parte alta das costas também deve ficar rente ao encosto.

Se necessário, a pessoa pode pôr uma toalha na região lombar para que ela também fique apoiada no encosto da cadeira, caso essa não tenha uma lombada.

Para digitar, a altura do braço deve estar na linha do tronco, com os cotovelos dobrados em 90 graus e apoiados nos braços da cadeira.

Do celular

Os celulares devem ficar sempre à altura dos olhos e quem for usá-los deve evitar inclinar a cabeça para baixo por mais de dez minutos seguidos.

Jamais usar o celular entre a orelha e o ombro enquanto digita, pois provoca torcicolo. Nesses casos, o ideal é usar um telefone com fone.

Dicas de exercícios para evitar dores

PULSOS - estique o braço para a frente, com a palma da mão para cima. Com a outra mão, segure os dedos para baixo e leve o pulso para trás.

MÃOS - estique o braço e abra e feche a palma da mão várias vezes, para fortalecer os dedos das mãos

PESCOÇO - faça movimentos giratórios com a cabeça. Deite-a para os lados, leve o queixo ao peito e a nuca às costas.

OMBROS E COSTAS - Levante os ombros. Ao contrair, inspire. Gire os ombros para frente e para trás

Nenhum comentário: