Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O momento das escolas particulares


O mês de julho é o de maior dificuldade econômica para as escolas particulares, a elevação do índice de inadimplência é grande, enquanto naquele período crescem obrigações a serem pagas.

O mês de agosto é quando as escolas devem planejar o ano seguinte, definindo inclusive o valor provável da anuidade escolar, os cursos que funcionarão, as demissões, a seleção para novas contratações, a publicidade e a matrícula desejada.

O momento brasileiro é altamente positivo para a rede privada de ensino. A quantidade de alunos deverá aumentar com as mudanças que estão ocorrendo nas diversas classes sociais e o maior sonho dos menos favorecidos é colocar seus filhos nas escolas particulares.

Considerando-se o INPC acumulado (5,32%) e o IVC (Índice de Custo de Vida), mais um percentual de ganho real, o reajuste para 2013 deverá ficar entre 8% a 9%, principalmente nos locais em que a data base do trabalhador é no primeiro semestre.

Cada escola deve organizar com sua assessoria econômica ou com sua contabilidade uma planilha, sem esquecer que em setembro para outubro terá que ter o valor da anuidade definido, mas não pode esquecer que ainda restarão os últimos três meses de 2012, uma vez que a anuidade somente pode ser reajustada em janeiro e envolve o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.

Fonte consultada: Diário do Grande ABC (21/08/2012)

Nenhum comentário: