Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ensino Fundamental em nove anos:

Avanço ou apenas uma mudança de nomenclatura

Uma recente alteração no Ensino Fundamental vem trazendo certo debate, e merece nossa atenção: a aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, que muda a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.
Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série (agora chamada de “primeiro ano”) com seis, e não com sete anos de idade (como é no sistema atual). Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96) já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental.
As escolas têm até o ano de 2010 para se adequar à Lei. Em algumas capitais brasileiras (e o Distrito Federal), o ensino fundamental de nove anos já é oferecido.
O importante de se discutir e refletir sobre esse assunto é se, realmente, essas mudanças irão melhorar o ensino nas escolas e irão preparar melhor o aluno, ou se essas novas mudanças apenas servirão para se trocar o nome do último estágio do ensino fundamental pelo nome de primeira série do ensino fundamental.
Em resumo o que ocorreu foi que o Pré da Educação Infantil passou a fazer parte do Ensino Fundamental, sendo agora o 1º Ano desse ciclo. O Ensino Fundamental será organizado com cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos e, com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos.
O 1º Ano do ensino Fundamental deverá manter sua identidade pedagógica e de instalações, observando, ainda, as orientações do Ministério da Educação de que a entrada no novo fundamental não pode representar uma ruptura com o processo anterior, vivido pelas crianças em casa ou na instituição de Educação Infantil, mas sim uma forma de dar continuidade as suas experiências para que elas, gradativamente, sistematizem os conhecimentos.

Observe a tabela de equivalência entre os regimes de 2 a 5 anos do Pré-escolar:

INFANTIL I
02 ANOS
INFANTIL II
03 ANOS
INFANTIL III
04 ANOS
INFANTIL IV
05 ANOS
PRÉ-ESCOLAR OU ALFABETIZAÇÃO
06 ANOS

ATENÇÃO:

O Conselho Nacional de Educação –CNE, já aprovou um parecer que permitirá que ainda em 2011 a criança com 5 anos, possa se matricular na primeira série do ensino fundamenta, desde que tenha freqüentado 2 anos no ensino infantil.
A partir de 2012 a tabela será a seguinte:

ANOS
SÉRIE
6 ANOS
1ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL
7 ANOS
2ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL
8 ANOS
3ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL
9 ANOS
4ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL
10 ANOS
5ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL

4 comentários:

Renata disse...

minha filha faz 6 anos em 20/04/2012 e ja esta cursando a escola desde 2008, como vou fazer para que ela seje matriculada no 1 ano em 2012?

NEILDO ALVES disse...

Renata, primeiro tem que esperar chegar 2012, pois o governo pode prorrogar ou não a lei, mas se estivessemos em 2012, a sua filha com certeza não poderia cursar o primeiro ano.

Karina disse...

Minha filha está na mesma escola desde 2008, completará 5 anos agora em Out-2011, e desde que este problema começou a escola disse que os alunos que já estavam no fluxo escolar teriam o "direito adquirido" para iniciar com 5 anos o 1º ano do ensino fundamental. Além disso, fomos informados que o regimento escolar nos daria respaudo, pois ele diz que o aluno deve ter 6 anos completos até 31/12. Mas esta semana fomos avisados que teremos que garantir judicialmente a matrícula no primeiro ano. Isso realmente será necessário ou temos outro caminho para garantir a passagem para o ensino fundamental (estamos no estado de SP). Obrigada

Teresinha disse...

Isso é uma palhaçada!! Tenho 2 filhos, o primeiro repetiu 2 vezes o jardim, hoje está com 7anos terminando o segundo ano.O outro agora está terminando o pré, faz 6 anos dia 10/04 e sabe tudo o que foi proposto no Pré e está correndo o risco de ter que ficar no pré novamante. Dr. a justiça deveria rever alguma situações pelo menos até que o governo realmente entre num bom senso pois nossos filhos parecem marionetes. No inicio deste ano comprei todo o material para o pré, no primeiro dia deixei numa sala, cheguei para buscá-lo estava no jardim. Dois dias depois foi voltado para o Pré. Isso é revoltando, tratam o assunto Educação com muito descaso.