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terça-feira, 1 de junho de 2010

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TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM, NINGUÉM

É uma história antiga, não se sabe quem é o autor, e vez por outra volta à tona em publicações. Todo mundo já ouviu uma vez, mas ninguém lembra direito como é. Vale à pena ler de novo e, se for o caso, guardar para usar quando a oportunidade aparecer. E pode ficar certo de que ela vai aparecer. “Havia um trabalho importante a ser feito e todo mundo tinha certeza de que alguém o faria. Qualquer um poderia ter feito, mas ninguém fez. Alguém se zangou porque era um trabalho de todo mundo. Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo, mas ninguém imaginou que todo mundo deixasse de fazê-lo. Ao final, todo mundo culpou alguém quando ninguém fez o que qualquer um poderia ter feito”.

DANDO UM BASTA NA BAGUNÇA

O diretor de escola que procurou desesperadamente um documento ou um simples papel com um telefone importante e não conseguiu localizá-lo em sua mesa ou já ficou irritado por causa da mesa bagunçada, sabe o quanto à organização pode ser de especial importância na administração do tempo. Veja algumas dicas que ajuda a vencer esse terrível inimigo:

1.       COMEÇANDO AGORA – algumas pessoas têm medo de descartar coisas que possam fazer falta no futuro, enchendo a mesa e as gavetas de inutilidades. Se você não faz uma arrumação há muito tempo, separe os seus documentos em três pilhas: AÇÃO IMEDIATA: documentos que precisam ser solucionados hoje. AÇÃO POSTERIOR: papéis que devem ser resolvidos em uma semana. NENHUMA AÇÃO: arquivo ou lixo.
2.       LOCAL DE TRABALHO – administrar de forma eficiente o local de trabalho de uma escola não significa necessariamente torná-lo livre da papelada, mas, de fato, torná-lo prático e funcional. Livros, revistas e arquivos ficam mais bem acomodados em estantes. Se for possível elimine da mesa tudo o que não estiver utilizando.
3.       ANOTAÇÕESevite anotar coisas importantes em pequenos papéis, pois tem mais chance de se perder. Se sua agenda não possui um espaço para “registros diários”, mantenha um bloco com espiral ou caderno para suas anotações cotidianas, como telefones, recados, idéias, etc.
4.       GERENCIE SUAS TAREFAS – faça uma lista das tarefas, dividindo-as em urgentes e importantes. Estabeleça qual a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Após iniciar uma tarefa, por mais desagradável que seja, vá até o fim e lembre-se de marcar as já concluídas.
5.       NO LIXO – não tenha pena de jogar coisas inúteis fora. É menos estressante manter a mesa limpa e a lixeira cheia.
6.       NÃO SE IRRITE COM A BAGUNÇA – manter a calma em tudo o fique faz é fundamental. Irritar-se com a bagunça só gera ansiedade e mais estresses.


SUGESTÃO PAREA UMA SEGUNDA-FEIRA MELHOR

A Segunda-feira costuma ser complicada para muita gente, a situação muitas vezes chega a ser dramática. Eis algumas sugestões para o início de semana melhor:

1.        ESTIMULE A CABEÇA DOMINGO À NOITE – atividades intelectuais aquecem o cérebro;
2.        MEXA-SE! – exercícios físicos regulares melhoram o humor;
3.        XÔ, TRISTEZA – estimule pensamentos positivos;
4.        ACERTE A AGENDA – reserve o primeiro horário do dia para fazer atividades prazerosas;
5.        O PODER DO NOVO – uma idéia nova ajuda a começar a semana mais motivada.

A semana escolar tem que começar bem.


TÔNICO PARA O CÉREBRO

Dirigir colégio exige atividade cerebral intensa, principalmente diante da realidade atual das escolas particulares. A redação do INJE e do blog do Dr. Neildo Alves aconselha para um melhor desenvolvimento da atividade cerebral, o consumo de:

HOSTALIÇAS:

1.       ABÓBORA – sementes tostadas. Comer aproximadamente 30 unidades no almoço e no jantar.
2.       ACELGA – suco diluído em água. Tomar 250 ml pela manhã, em jejum. Utilizar na forma de salada crua.
3.       CENOURA e ESPINAFRE – suco combinado e diluído em água. Tomar 250 ml 30 minutos antes do almoço.

FRUTAS

§         ABACAXIrefeições três vezes ao dia.
§         AMEIXA incluir nas refeições fresca ou seca.
§         CASTANHA-DO-PARÁ – utilizar seis unidades em cada refeição.
§         MAÇA – refeições três vezes por semana.

PLANTAS

§         GUARANÁchá com o pó (20g para 1 litro de água). Tomar quatro xícaras por dia.
§         ALFAVACA chá das folhas (30g para 1 litro de água). Tomar quatro xícaras por dia.
§         SETE-SANGRIASchá das folhas (30g para 1 litro de água). Tomar quatro xícaras por dia.



DIRETOR DE COLÉGIO NECESSITA ENTENDER O JURIDIQUÊS

O que se fala na justiça é incompreensível para a maioria dos brasileiros. Um advogado escreveu certa vez: O réu vive de espórtula, taulo que é notória cacosmia.”

Tradução: O meu cliente vive à custa de donativos, em ambiente miserável.

O cidadão comum não consegue entender uma sentença sem a presença do advogado.

Eis alguns termos mais comuns do mundo jurídico, com os quais diretores de colégios já estão mais familiarizados:

§         ACORDÃO texto que contém a decisão final de um tribunal sobre um tema específico.

§         CIRCUNSCRIÇÃOdivisão que delimita a área de atuação de um tribunal ou de uma vara da justiça.

§         COMUTAÇÃO DA PENAtroca de uma condenação.

§         CORREGEDOR magistrado com a função de fiscalizar os juízes de seu tribunal.
§         CURATELA função atribuída a alguém (no caso, o curador) para cuidar de pessoas incapazes.
§         DATA VENIA expressão do latim usada como forma de se desculpar antes de dizer que discorda da tese de outro juiz.
§         DOLO no direito penal, é à vontade de praticar um crime. No direito civil, é a intenção de prejudicar alguém.
§         EMENTA resumo de lei ou decisão judicial. Normalmente, aparece no começo do documento como um enunciado.
§         HABEAS CORPUS benefício que se pode conseguir ou cancelar uma ordem de prisão.
§         LIMINAR decisão provisória, concedida por juiz ou tribunal, para evitar que quem pede o benefício seja prejudicado pela demora no julgamento de um processo.
§         PERICULUM IN MORA do latim, significa que, se a decisão demorar, o julgamento da ação ficará sem sentido.
§         SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO decisão judicial definitiva, que não pode ser contestada por recursos.
§         51
§         os juízes podem interromper uma votação em julgamento pedindo vista do processo. Significa que querem examinar o caso antes de votar.


TRANSFORMANDO A CANTINA EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO

A ingestão de sódio, gordura e refrigerantes no horário da escola têm aumentado consideravelmente por estudantes com idade entre sete e dezoito anos, segundo estudos realizados em diversos países como Chile, Estados Unidos, França e Brasil. Paralelamente, esses estudos identificam uma redução na ingestão de frutas e verduras desses mesmos estudantes, principalmente nas refeições realizadas no ambiente doméstico.

Tais estatísticas são preocupantes, uma vez que as doenças tidas como de adulto como hipertensão, diabetes e obesidade têm sido encontradas precocemente nos jovens.

CANTINA E HIGIENE – Temos conhecimento que na maioria das escolas, a área destinada para se preparar os lanches é normalmente mal dimensionada e mal estruturada quanto às instalações hidrossanitárias. O trânsito de entrada e saída dos itens considerados sujos (feira, lixos, utensílios usados, entre outros) cruza sempre com os itens limpos (alimentos já preparados e utensílios já higienizados). Observa-se também em grande parte dos estabelecimentos educacionais a ausência de pessoal especialmente treinado para manipular alimentos infantis e com dedicação exclusiva para o serviço de alimentação. Todos esses fatores, associados ou isolados comprometem a qualidade do produto final, contribuindo para o risco de refeições contaminadas e com baixo teor nutritivo.

É importante ressaltar para a direção dos estabelecimentos de ensino da rede privada que a existência de cantinas em escolas, terceirizadas ou não, traz para mesma a responsabilidade com a qualidade microbiológica dos alimentos negociados.

FAZENDO A COISA CERTA – A transformação da cantina em um serviço de alimentação é possível através da assessoria técnica do nutricionista para a elaboração de cardápios e de relação de lanches a serem vendidos, fornecimento de relação de fornecedores que tenham produtos atestados, além da elaboração de planilha de custos. Este trabalho pode ainda incluir diversas palestras sobre temas que envolvem desde higiene até a reeducação alimentar voltadas para as famílias, alunos, funcionários ou equipe pedagógica.

A ESCOLA PARTICULAR NÃO PODE SER OMISSA NO PROCESSO ELEITORAL

Há um ditado que diz: de técnico e de louco todos nós somos um pouco. Os diretores de escolas particulares costumam se considerarem técnicos, e quando chegam ao período eleitoral afastam-se do processo e não decidem por um candidato que defenda seus reais interesses.

Não se deseja que o gestor escolar faça campanha política, ou permita que isso ocorra no colégio, o que se imagina é que o mesmo tenha uma posição firme, que decida por um candidato abertamente, e não se torne um analfabeto político, pois antes de tudo a sociedade espera muito dela.

ANALFABETO POLÍTICO

O pior analfabeto é o analfabeto político: ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel depende das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político ficha suja, corrupto e lacaio das empresas nacionais e internacionais.


OPINIÃO

A INDÚSTRIA DO DANO MORAL

A pessoa que tem violado a sua intimidade, e sua vida privada, a sua honra ou a sua imagem, tem direito a indenização assegurada pela Constituição Federal, mas para que caracterize a violação, são necessário que estejam presentes alguns pressupostos. O legislador pretendeu estabelecer um equilíbrio na ordem social.

A justiça está repleta de ações que buscam indenização por danos morais, sem que os pedidos tenham qualquer nexo de causalidade. Existe um abuso de pedido de dano moral, uma verdadeira indústria surgiu no país, e muitas pessoas tentam obter ganhos injustificáveis.

As escolas particulares têm sido vítimas da indústria do dano moral, através de pais que se sentem ofendidos porque são cobrados judicialmente, por professores e funcionários que não admitem serem chamadas atenções quando ofendidos ao cometerem erros e por alunos que são advertidos pelos mestres.

O Judiciário é sem dúvida o caminho certo para assegurar a todos a garantia de seus direitos quando ameaçados, não podendo ser confundido com um caminho fácil e equivocado do enriquecimento sem causa, e para instalação definitiva da indústria de dano moral.

Dr. Neildo Alves, é advogado, especializado em Direito Escolar.


FEIRA DE CONHECIMENTOS


As escolas têm investido muito em Feira de Conhecimento com o objetivo de desenvolver no aluno, ao longo da execução dos projetos, as seguintes competências:

1.        A capacidade de pensar cientificamente (relacionando fenômenos e teorias, modelos e realidade, hipótese e meio para testá-las).
2.        O interesse pelo conhecimento, pela pesquisa e resolução de problemas.
3.        A capacidade de compreender os fenômenos científicos e culturais como formas de desenvolvimento, prevenção à degradação e preservação do meio ambiente.
4.        Compreender a natureza histórica das diversas áreas do conhecimento, como construção não definitiva, mas dinâmica do conhecimento científico.
5.        Construir uma visão crítica da realidade, da ciência, da sociedade, a capacidade de entender e expressar a linguagem científica e a habilidade de síntese e análise por meio de leitura e realização de atividades que possibilitem a promoção de conhecimentos. Justificativa – Por encontrar-se inserido nesse quadro mundial, no qual o conhecimento científico e a pesquisa são altamente relevantes; o estudante de hoje, profissional do futuro, precisa ser formado em consonância com essa realidade. É necessário propiciar-lhe condições para o desenvolvimento do raciocínio crítico, do espírito reflexivo e da capacidade criadora.
6.        O conjunto de experiências proporcionado pelos bons projetos, por certo, continuará a ser de grande importância para o estudante, na construção da base científica necessária, não só para a sua aprovação nas disciplinas que está cursando, mas também para enfrentar o mercado de trabalho com maior desenvoltura, algo imprescindível ao sucesso na carreira.

INICIATIVAS – Com o foco de “Ensinar a Aprender”, a Feira do Conhecimento é uma ocasião em que direção, coordenação, professores e alunos se colocam à disposição da comunidade e convidados para com ela discutir seus problemas e como aprender a enfrentá-los, bem como mostrar a vitrine de conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a aprendizagem escolar.

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