Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ALUNOS ATRASADOS (DORMINHOCOS)

“Eles realmente estão cansados”

O “dorminhoco” pode estar mantendo hábitos que atrapalham ou retardam a hora do sono. O computador, companheiro inseparável de muitas crianças e adolescentes, é um dos maiores vilões, graças aos estímulos de alerta que envia ao corpo por emissão de luz. O alerta é da neurologista Clélia Franco, especializada em medicina do sono. Ela explicou que o aluno atrasado pode estar com dificuldades para acordar. Causadas por privação de sono ou doenças. Além dos atrasos, dormir pouco ou mal pode trazer sonolência diurna e irritabilidade.

Por que alguns alunos demoram mais para acordar?

Isso é comum de acontecer quando os estudantes voltam das férias, quando os horários são menos regrados. Mas o corpo humano recupera o antigo hábito dentro de uma semana. Quem ainda demora para acordar agora, quase dois meses depois da volta às aulas, pode estar indo dormir tarde. Ou sofrer de algum distúrbio, o que acontece em poucos casos. Para a maioria das pessoas acima dos seis anos de idade, uma boa noite de sono tem de 8 a 10 horas. O problema é que os estudantes acabam dormindo tarde para acordar, em média, às 6h para as aulas que começam às 7h, por exemplo. Eles demoram a acordar porque realmente estão cansados.

O que fazer para evitar os atrasos?

Para que o sono venha mais cedo, é preciso fazer o que chamamos de higiene do sono. Deve-se evitar fazer atividades físicas ou tomar estimulantes (café, chá) três horas antes de ir para a cama. O quarto também não pode ter televisão ou computador, que estimulam o cérebro a ficar alerta e atrapalham a chegada do período de sonolência que antecede o sono.

Debata o assunto com os pais dos dorminhocos.

Nenhum comentário: