Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

UMA HISTÓRIA

UMA HISTÓRIA

Uma escola tradicional do Norte do país, muito famosa, sempre foi administrada por uma das pessoas mais competentes do local e reconhecidamente a melhor educadora da região.
O educandário era um sucesso, porém nos últimos anos notava-se uma redução no número de alunos, mas ninguém ousava comentar o caso com a direção e ela não se percebia o que estava ocorrendo.
O tempo passava e a situação não mudava. Internamente a direção do colégio julgava que nada havia mudado, e atribuía a culpa pelas dificuldades que atravessava ao custo de vida muito elevado, o governo ter criado novos colégios, o desemprego e terem sido criados outras escolas cobrando mensalidades bem menores. Tudo o que ocorria era do lado de fora, pois dentro tudo era perfeito. Os professores tinham suas opiniões, mas não eram ouvidos.
Em determinado momento os mestres estavam com três meses de salário vencidos, e um grupo deles resolveu em segredo fazer alguma coisa para salvar o colégio.
Inicialmente fizeram um questionário e aplicaram o mesmo aos professores e funcionários, e descobriram que:
· Os professores estavam envelhecidos, não se reciclavam.
· Os professores utilizavam métodos superados.
· O prédio era obsoleto, assim como o mobiliário.
· O colégio era como um castelo medieval.

Em seguida foram as ruas e descobriram que o colégio necessitava:
· Oferecer esportes coletivos e individuais.
· Oferecer tecnologia com informações dos alunos.
· Material didático moderno e adaptado ao ensino atual.
· Professores identificados com a realidade atual.
· Um prédio mais moderno e alegre.
· Maior valorização dos alunos.
· Uma maior comunicação entre os pais atuais e escolas.

Finalmente os professores ao ouvirem os alunos descobriram que o colégio de um modo geral não mais atendia os anseios de toda a comunidade escolar.
A direção tomou conhecimento do resultado dos trabalhos. Todos se uniram e durante três dias foram realizados debates sobre a situação do colégio e efetuado um novo planejamento. Após dois anos de trabalho, o colégio está recuperado, a quantidade de alunos aumentou e tornou-se um educandário modelo. Restou provado que numa comunidade todos devem ser ouvidos.

Nenhum comentário: