Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mutirão terá maior prazo

Renegociação de dívidas com escolas particulares será prorrogada para o período de 17 a 28 de janeiro de 2011.

Mais uma chance para ficar em dia com a mensalidade escolar do filho. O mutirão de renegociação das dívidas dos pais das escolas privadas será prorrogado para o período de 17 a 28 de janeiro. A segunda etapa do evento foi adotada neste ano porque a primeira fase encerrada ontem frustrou as expectativas dos organizadores e participantes. Apenas 600 acordos foram fechados envolvendo R$ 570 mil de dividas. Em 2009, os estabelecimentos escolares conseguiram viabilizar 1.100 contratos de negociação, refinanciando R$ 1,1 milhão de débitos. Cerca de 300 escolas da área metropolitana participam do mutirão.

Este é o quinto ano que o Movimento de Respeito às Escolas Particulares de Pernambuco (Morep) promove o mutirão para reduzir a inadimplência no ensino privado, cujo percentual caiu quase pela metade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Passou de 45% para 25% nos últimos cinco anos. A vantagem dos pais e responsáveis negociarem no mutirão é a possibilidade de ter o perdão de juros e multa, além do parcelamento em até 10 vezes da dívida. Algumas escolas oferecem também a permuta por bens e serviços para a quitação de débitos.

Neildo Alves, coordenador geral do Morep, considera que a antecipação do mutirão para dezembro não surtiu resultados esperados porque os pais estão envolvidos com as festas natalinas. "As famílias estão voltadas para as compras de presentes. É difícil mudar a tradição das pessoas", reconhece. A nova data escolhida para a segunda rodada de negociação é uma forma de aproveitamento da entrada na quinzena dos salários dos pais da iniciativa privada e dos funcionários públicos que recebem a partir do dia 25 de cada mês.

Participam do monitoramento do mutirão das escolas, a Defensoria Pública de Pernambuco, os Procons e a Adecon (Associação de Cidadania e Defesa do Consumidor). Uma forma de supervisionar as negociações para evitar que os pais sejam lesados nos acordos. A defensora pública Cristina Sakaki concorda que a idéia de antecipar o evento este ano para aproveitar o décimo terceiro em dezembro não surtiu o efeito esperado.

"Comprovamos que os pais só aparecem para negociar em janeiro, quando precisam renovar a matrícula dos filhos e encontram dificuldades porque estão inadimplentes", assinala a defensora. A lei das mensalidades escolares permite que as escolas rejeitem a matrícula de alunos inadimplentes, mas devem entregar a documentação de transferência.

PARA SABER MAIS

Mutirão das escolas particulares

O QUE É: Rodada de negociação entre escolas e pais inadimplentes

ESCOLAS QUE ADERIRAM: 300

SEGUNDA ETAPA: 17 A 28 janeiro de 2011

ONDE: Escolas privadas

QUEM PARTICIPA: Morep, Defensoria Pública, Adecon, Procons

ESTIMATIVA DE NEGOCIAÇÃO: Mais de 1 mil acordos entre pais e escolas

Fonte: MOREP - Movimento de Respeito às Escolas Particulares de Pernambuco

Nenhum comentário: