Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cinco preocupações das escolas particulares

A rede particular de ensino vem enfrentando algumas dificuldades que a longo prazo deverão aumentar, entre as quais destacam-se:

1 – Notas fiscais eletrônicas - Já estão sendo exigidas no Recife, inclusive com fiscalização e com diversas escolas sendo autuadas e sofrido elevadas multas..

2 – Problemas com a Justiça Federal – Muitos diretores têm sido processados por descontar INSS do trabalhador e não recolher (Crime de Apropriação Indébita). O problema é muito grave.

3 – Débitos com as Prefeituras (IPTU e ISS) – Estão sendo executados e a qualquer momento a escola pode receber a visita de Oficial de Justiça.

4 – Ociosidade de salas – A maior parte das escolas só funciona pela manhã, fica fechada a tarde e a noite. Na prática é ocupada apenas em 1/3 da sua capacidade. É necessário usar a criatividade, fazer parcerias, alugar espaço para Faculdades e Cursos, e até locar ao governo e município turnos ociosos. Ousando e criando se consegue sair da crise.

5 – Qualificação dos professores – Ainda não chamou a atenção das escolas, mas já é um grande problema a falta de professores qualificados. A rede oficial de ensino (estados e municípios) têm contratado profissionais por Contrato Temporário, pagando mais que o dobro do que paga a rede particular. A hora-aula de um professor do ensino infantil a 5.ª série é R$ 4,03, o que representa para um turno de 20 horas semanais uma renda mensal de R$ 423,50 (quatrocentos e vinte e três e cinqüenta centavos) enquanto na rede pública os mestres recebem mais de 100% acima. O mesmo acontece no Fundamental II e no Ensino Médio.

No início deste ano diversos professores pediram demissão por terem conseguido contratos na rede pública. As escolas particulares começaram a ter dificuldades em conseguir novos professores, principalmente de Português e Matemática. É preocupante também o fato de pedirem demissão os mestres mais qualificados e mais responsáveis e experientes.

As escolas particulares devem descobrir meios para conseguirem rendas novas e assim pagarem mais e melhor aos seus profissionais, e promover a capacitação dos seus professores, pois somente assim poderão manter uma equipe de qualidade. Se não forem tomadas medidas imediatas, em pouco tempo a situação será igual aos anos 50, 60 e 70, quando a escola boa era a pública e a particular era de má qualidade e conhecida como “PPP – Papai Pagou Passou”.


Nenhum comentário: